Prepare-se desde já. O FIES 2020 já está chegando.

Diversas pessoas que estão em busca de um futuro melhor através de um ensino superior optam pelo Programa de Financiamento Estudantil (FIES), seja para começar a estudar ou até mesmo para continuar o curso, mas dar aquela aliviada no bolso.

Mas é de se saber que muitos não sabem ainda o funcionamento desde processo seletivo para o financiamento estudantil. Por mais que se fale, muitos ainda se sentem perdidos, havendo até aqueles que por esta falta de conhecimento deixam o seu sonho de se formar ainda mais longe.

Conheça a seguir como funciona o FIES 2020 e como você poderá se inscrever. Confira!

Como Funciona o FIES Pré-Inscrição

Atendendo pessoas que ainda não concluíram o ensino superior, o FIES atende as pessoas que não possuem condições de pagar o valor integral da mensalidade do curso desejado ou oferecido.

Esta renda precisa ser comprovada durante e após a inscrição do FIES, não podendo ultrapassar a 2,5 salários mínimos por pessoa.

Há a possibilidade de financiar até 100% do curso, podendo ser pagos ao longo de 30 anos com o menor juros do mercado, cerca de 6,5% ao ano. A parcela do FIES só iniciada a pagar após 1,5 ano depois da conclusão do curso, o que possibilita que o recém-formado encontre um emprego na área para pagar o curso já concluído.

Uma das informações necessárias na hora de solicitar o FIES, é que o inscrito deve já estar matriculado na instituição de ensino desejada. Caso não esteja, não será possível finalizar a inscrição, já que ela necessita do número de matricula, do RA ou RGM.

Os cursos a serem disponíveis para a inscrição do FIES, são todos aqueles cuja nota do ENADE foi igual ou superior a 3 pontos. Caso não seja, o curso não fica disponível para solicitação do FIES.

Ao conseguir ao FIES, o aluno é obrigado a ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas do semestre. Se não for alcançado, o sistema é automaticamente bloqueado e o aluno deverá entrar na concorrência do FIES novamente.

Pré-Inscrição

É interessante também que você esteja atento as notas de cada curso das universidades e faculdades que você almeja estudar. Isso irá ajudar muito na hora de fazer a sua inscrição, evitando problemas possíveis.

As inscrições são realizadas através do portal do FIES PRÉ INSCRIÇÃO, sendo possível acessar esta área apenas após as inscrições serem iniciadas.

Inscrições FIES

O período de inscrição do FIES 2020 ainda não foi divulgado. É bom ficar atento, pois os períodos de inscrição são curtos, justamente para fazer com que diversas pessoas percam esta oportunidade.

As datas são divulgadas no próprio portal do FIES, no site do MEC, em comerciais e noticiários da TV e nas instituições de ensino. Procure se informar pelas datas por volta de meados do mês de janeiro, nesta época sempre surgem boatos de quando irá abrir as inscrições.

Resultado Pré-Inscrição

Após as inscrições se encerrarem, há um prazo de cerca de 3 dias para que o resultado do FIES PRÉ INSCRIÇÃO seja divulgado.

O resultado do 2020 também pode ser acessado pelo site do FIES na mesma área de inscrição. Lá é disposto as suas informações de pré-inscrição, nota de corte, nota que você obteve no ENEM etc.

Sendo pré-aprovado no FIES, é necessário que você confirme os seus documentos pelo próprio portal, para que você possa levar até a faculdade e eles lhe encaminharem para o banco para solicitar o financiamento estudantil.